Tratamento Celulite – O que fazer?

Quer descobrir o melhor tratamento para a celulite? Leia aqui todas as dicas e truques.

Tratamento Celulite – O que fazer?

A celulite é um fenómeno natural. No entanto, pode provocar desconforto a algumas pessoas, que querem saber como a atenuar. Neste artigo, exploramos as causas do seu aparecimento e a forma de tratar a celulite nas pernas. Continue a ler para descobrir mais sobre este tema.

Qual a razão para o aparecimento da celulite?

A celulite resulta da pressão dos adipócitos sobre as camadas mais superficiais da pele. A acumulação destas células e a pressão que exercem fazem com que as fibras do tecido conjuntivo, que são responsáveis pela ligação entre a pele e o músculo, sejam puxadas para baixo, fazendo com que a pele fique com um aspeto irregular e ondulado.

Nas mulheres, os adipócitos e o tecido conjuntivo desenvolvem-se de forma perpendicular à pele enquanto, nos homens, se desenvolvem diagonalmente. Esta é, provavelmente, uma das razões pelas quais as mulheres têm mais tendência para desenvolver celulite. Adicionalmente, a gordura feminina encontra-se, por norma, distribuída pelas coxas, pelas ancas e pelo rabo, áreas nas quais é comum encontrar este problema.

Entender como aparece e o que a causa pode ser uma boa ajuda para perceber como eliminar celulite. 

 

O que é a celulite? É possível eliminá-la?

Não há razão para sentir vergonha da celulite ou achar que é algo que deve ser eliminado já que é algo perfeitamente normal e que afeta mais de 90% das mulheres (mais predispostas para este problema que os homens). Esta aparece quando as células adiposas (adipócitos) fazem pressão sobre o tecido conjuntivo, dando origem à pele casca de laranja. A sua maneira de se formar faz com que seja praticamente impossível removê-la em casa. Ainda assim, há algumas práticas caseiras que podem ajudar a reduzir a sua presença.

A celulite é classificada em três graus – ligeiro, moderado e severo. Naturalmente, quanto mais ligeira, mais fácil é a sua redução. 

 

O que pode causar celulite?

O que é que causa celulite? Apesar de não se saber inteiramente o que a causa e como aparece, esta questão pode dever-se a:

Hormonas

Estas são tidas como umas das principais razões para o aparecimento da celulite, em especial nas mulheres. Com o envelhecimento, os níveis de estrogénio descem e, durante a menopausa, o fluxo sanguíneo no tecido conjuntivo pode também diminuir. Uma redução do fluxo sanguíneo traduz-se numa diminuição do oxigénio que chega às células para produzir colagénio, pelo que o processo de regeneração e reparação se torna mais lento. Devido ao enfraquecimento das células conjuntivas, a gordura torna-se mais visível. 

Genes

A genética determina características como o metabolismo, a distribuição de gordura e o fluxo sanguíneo, que podem contribuir para o aparecimento de celulite. Assim, algumas pessoas estão mais predispostas para esta condição que outras.

Um estilo de vida pouco saudável

A má alimentação e a falta de exercício físico podem aumentar a probabilidade de aparecimento de celulite uma vez que um estilo de vida pouco saudável torna mais provável a acumulação de adipócitos, que fazem pressão sobre a pele. Adicionalmente, o sedentarismo afeta negativamente a circulação, que, por sua vez, tem impacto na capacidade de regeneração e recuperação do corpo. O consumo excessivo de certos alimentos, como processados e aqueles com alto teor de açúcar ou sal, pode também aumentar a probabilidade de formação de celulite. 

Má circulação

Ter uma circulação saudável significa que damos às nossas células a energia e os nutrientes de que precisam para se regenerar e recuperar. Caso contrário, a nossa pele pode enfraquecer, tornando o aparecimento de celulite mais provável.

Idade

À medida que envelhecemos, a pele torna-se mais fina e perde elasticidade, o que também aumenta a probabilidade de ter celulite. Muitas pessoas começam a encontrar celulite no corpo entre os 25 e os 35 anos. O estrogénio impacta os vasos sanguíneos, por isso, quando os seus níveis começam a diminuir, há uma perda de recetores nos vasos sanguíneos e nas coxas que leva a uma pior circulação, o que, por sua vez, pode dar origem a celulite nas pernas.

Stress

Os especialistas acreditam que hormonas como o cortisol, conhecida como a hormona do stress, também podem ser um fator para o aparecimento da pele casca de laranja. O stress tem um impacto profundo no corpo, incluindo na digestão e no funcionamento do fígado, e pode agravar a celulite. Este pode, ainda, estar na origem de comportamentos que contribuem para que a celulite se desenvolva, como a alimentação pouco saudável, a ingestão excessiva de álcool ou o fumar. Fazer exercício físico e manter uma dieta equilibrada reduzem os níveis de stress e podem prevenir a celulite. 

Tratamento Celulite – O que fazer?

Quer descobrir como eliminar celulite? Infelizmente, sem cirurgia, é praticamente impossível livrar-se dela por completo. No entanto, é possível reduzi-la e há alguns truques para a atenuar. Continue a ler e descubra-os.

1. COMA DE FORMA SAUDÁVEL E REDUZA A CELULITE

Uma dieta com excesso de toxinas e gordura promove a acumulação de tecido adiposo sob a pele e contribui para o aparecimento de celulite. Pelo contrário, os cereais integrais e as fibras ajudam a eliminar as toxinas do seu corpo pelo que são uma boa escolha. Evite alimentos com alto teor de sal já que este pode causar inchaço e desidratação, ambos fatores que provocam celulite. Finalmente, se ingerir menos calorias do que as que gasta, também vai queimar gordura e, portanto, prevenir o aparecimento desta condição.

2. HIDRATE-SE

Quase 60% do nosso corpo é composto por água. Sem ela, a nossa pele torna-se mais fraca, fina e enrugada. Quando a pele está desidratada, a celulite torna-se mais visível. Pelo contrário, beber bastante água pode aumentar a elasticidade da pele e ajudar a moderar a celulite. 

3. ESCOVE A SECO OU MASSAJE A PELE

Escovar a seco ou massajar a pele são boas formas de promover a drenagem linfática – processo que ajuda o corpo a eliminar o excesso de toxinas. A escovagem a seco melhora a circulação e exfolia a pele. Adicionalmente, acredita-se que também pode auxiliar na dissipação de depósitos de gordura, que podem provocar celulite.

Uma forma de eliminar a celulite nas pernas e nas coxas pode ser massajar ou escovar as áreas afetadas duas vezes por dia, de manhã e à noite. Com uma escova indicada para esta técnica, faça pequenos movimentos circulares sobre a pele seca antes de tomar banho. Depois do banho, aplique creme de corpo ou hidratante para maximizar os resultados.

Pode, também, massajar a zona afetada antes ou depois do banho para estimular o sistema linfático e melhorar a aparência da pele e o tom da mesma. Escolha um óleo ou o seu creme de corpo preferido por forma a nutrir a pele. Massaje de baixo para cima e tente fazê-lo em círculos. 

4. FAÇA EXERCÍCIO

Para eliminar a celulite nas pernas, certifique-se de que exercita a parte inferior do corpo tanto quanto possível, nem que seja um treino de 20 minutos algumas vezes por semana. Fazer exercício ajuda a melhor a circulação e a queimar gordura, o que ajuda a combater a pele casca de laranja. 

5. ESCOLHA ROUPA MENOS APERTADA

A roupa apertada, quando usada com frequência e por longos períodos de tempo, restringe a circulação e, por isso, aumenta a probabilidade de aparecimento de celulite. 

6. OPTE POR UM CREME QUE FORTALEÇA A PELE

 Embora os fatores que causam a celulite não estejam apenas relacionados com a pele, se esta estiver fraca, pouco nutrida, flácida ou seca, este problema vai tornar-se mais notório. A falta de colagénio enfraquece a pele e faz com que a pressão que o tecido adiposo exerce sobre a mesma seja maior. Experimente o nosso Gel-Creme Q10 MULTI POWER 5in1 Anti-Celulite + Refirmante para dar mais firmeza à sua pele e reduzir a celulite em 3 semanas.

7. EVITE SITUAÇÕES DE STRESS

As hormonas têm uma grande influência na celulite e o estrogénio não é o único culpado. Aprender a lidar com o stress é essencial porque este aumenta os níveis de cortisol, que, por sua vez, estimula o aparecimento de celulite. 
Uma boa ideia é ter tempo para relaxar o corpo e a mente. Seja uma aula de ioga, seja uma hora de leitura ou um banho de imersão. Se sentir mais ansiedade, também pode experimentar fazer exercícios de respiração.

8. EXFOLIE

Exfoliar a zona das coxas ou das pernas afetada pela celulite elimina células mortas e estimula a circulação.

9. EVITE COMIDA DEMASIADO SALGADA

Os alimentos com alto teor de açúcar, sal e gordura podem contribuir para a celulite nas pernas porque o seu consumo leva à acumulação de adipócitos, que podem causar inchaço. A comida demasiado salgada pode inflamar os tecidos e fazer, portanto, com que a celulite se torne mais pronunciada.

Como eliminar celulite nas pernas e nas coxas

As pernas são uma zona na qual o aparecimento de celulite é muito comum. Muitas mulheres começam a notar este problema, que nada tem a ver com o peso, depois da puberdade.

Descubra aqui como combater a celulite: 

Estimule o sistema linfático 
Massajar ou exfoliar a área afetada ajuda a promover a circulação e a drenagem linfática, o que, por sua vez, tem um efeito positivo no problema. Para que os efeitos sejam sentidos, esta tem que ser uma prática regular.

Coma vegetais com frequência

Escolher vegetais e evitar comida processada e álcool também ajuda a reduzir a celulite nas pernas e nas coxas.

 

DÊ MAIS FIRMEZA À SUA PELE COM NIVEA

Tendo em conta que a celulite não é exclusivamente um problema de pele, os nossos cremes, ainda que incríveis, não podem combatê-la por completo. No entanto, os produtos da gama NIVEA Q10 ajudam a fortalecer a sua pele, tornando-a mais firme, para reduzir a probabilidade de aparecimento de celulite. Experimente o nosso  Body Lotion Q10 Refirmante Q10 + Vitamina C, enriquecido com dois poderosos antioxidantes: Q10 e vitamina C. A sua poderosa fórmula oferece mais firmeza e elasticidade à pele, com resultados visíveis em 10 dias.

 

Exercícios para Se Livrar da Celulite – Como Eliminar Celulite em Casa

Usar saias ou calções no verão não é tão divertido se as marcas da celulite forem visíveis. Por isso, vamos enfrentar a questão a tempo: tonifique as suas pernas e o seu rabo com este programa de exercícios personalizado e estas dicas de cuidado que podem ajudar a reduzir a celulite. 

Celulite: como a perder e tornar a pele mais uniforme

  • Eliminar a celulite é uma preocupação de muitas mulheres.
  • Estas marcas problemáticas não desaparecem instantaneamente, por isso, comece a sua luta contra a celulite no inverno para que a sua pele esteja preparada quando o verão chegar.
  • Andar de bicicleta, correr e fazer exercícios de step são bons aliados para conseguir uma pele melhor já que não só fortalecem os músculos como também alisam a pele.
  • Há medidas especiais que pode tomar para fortalecer os tecidos: a nossa gama NIVEA Q10 oferece mais firmeza à sua pele e pode reduzir o aparecimento de celulite.
  • A cafeína aumenta a resistência das camadas exteriores da pele. A exfoliação com borras de café também purifica e estimula a circulação nas células.
  • Durante o banho, alterne entre água fria e água quente já que a primeira faz com que os vasos sanguíneos contraiam e a segunda faz com que dilatem. Este processo promove a circulação e torna os tecidos mais firmes.
  • Utilize o chuveiro e estimule especificamente a área afetada. Por exemplo, se tiver celulite nas pernas, direcione os jatos de água para essa zona.
 

Massagens com ingredientes de qualidade tornam a pele visivelmente mais uniforme

TRUQUES PARA TER UMA PELE MAIS FIRME – O SEU PLANO CONTRA A CELULITE
- As massagens melhoram a circulação do sangue e da linfa. Massaje a pele do rabo e das pernas com uma luva exfoliante ou utilize um aparelho próprio para escovagem a seco.
- Tenha atenção às varizes: antes de as tratar, fale com o seu médico.
- Tomar banho com água alcalina uma vez por semana purifica e desintoxica o corpo inteiro. Para o fazer, adicione quatro colheres de sopa de sal alcalino à água do seu banho e deixe que o corpo absorva os efeitos deste processo. 
- A nossa pele é um reflexo do nosso corpo. Escolha alimentos ricos em vitaminas e mantenha uma dieta equilibrada. Os resultados vão fazer-se notar! Deve, também, optar por alimentos com baixo teor de sal já que este absorve a água do corpo e, portanto, inflama os tecidos. Em alternativa, tempere as suas refeições com ervas aromáticas. Finalmente, prefira vegetais ricos em potássio, como os brócolos, os legumes e os espinafres, que previnem a acumulação de linfa nos tecidos. 

DÊ MAIS FIRMEZA À SUA PELE – MESMO NO BANHO
O seu plano para dar mais firmeza à pela começa de manhã no banho. Escolha um gel de banho ou um creme de duche hidratante formulado para este propósito. 

 

EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR – A MELHOR FORMA DE COMBATER A CELULITE

O exercício tonifica os músculos e queima gordura: para declarar guerra à celulite, basta estar ativa.

Como eliminar celulite nas coxas e nas pernas
A celulite pode ser atenuada com alguns exercícios simples, se os fizer regularmente. Embora qualquer pessoa, mesmo as que treinam com frequência, possa ter celulite, o exercício físico ajuda a tonificar as zonas específicas em que esta se encontra, normalmente as pernas, o rabo e a barriga. Experimente estas ideias. Só precisa de um tapete de ginástica:

Deite-se de barriga para cima e eleve as pernas. Dobre os joelhos a noventa graus e mantenha um palmo de distância entre eles. Em seguida, levante as ancas e estique uma perna. Conte até dez pausadamente e faça o mesmo utilizando a outra perna. Apenas dez repetições diárias deste exercício vão alterar a sua silhueta e uniformizar a sua pele significativamente. 

Coxas mais tonificadas:

Deite-se de lado e dobre ligeiramente a perna que estiver encostada ao chão. Em seguida, estique a perna de cima e levante-a. Mantenha-a elevada por alguns momentos e, depois, desça-a. Expire enquanto sobe a perna e inspire enquanto a desce. Faça o mesmo para o outro lado ao fim de 20 repetições.

Pode, ainda, escolher uma destas opções para combater a celulite:

- Ioga. 
- Exercício físico aeróbico: por exemplo, andar de bicicleta ou correr.
- HIIT – High-Intensity Interval Training: acelera o ritmo cardíaco e ajuda a queimar mais gordura.
- Treino de força: por exemplo, agachamentos, lunges e exercícios com pesos.